Protocolo Multicultural: Suíça, país de diversidade
Notas de carácter protocolar:
- A mentalidade dos Suíços baseia-se num alto índice de civismo, tolerância face à diversidade e busca permanente de consenso.
- O povo Suíço, conservador e sério, preza a honestidade, a sobriedade, a tolerância, a pontualidade e o sentido de responsabilidade.
- Deve-se cumprimentar correctamente com um aperto de mão firme e contacto visual.
- Se um estrangeiro não dominar a língua da região é adequado que se expresse em Inglês.
- A utilização de títulos académicos e profissionais é apreciada e o tratamento pelo primeiro nome é privilégio de familiares e amigos.
- São temas aceitáveis de conversação o desporto (nomeadamente ski), as belezas naturais do país, a gastronomia, a multiculturalidade dos países vizinhos. São inaceitáveis as piadas de mau gosto e os assuntos do foro privado (profissão, idade, estado civil, religião, saúde, dinheiro). Devem ser abordados cautelosamente temas como a neutralidade Suíça, nomeadamente durante a I e a II Guerra, o sistema financeiro e bancário e o serviço militar.
- A linguagem corporal deve ser moderada.
- Os pratos típicos são fondue de queijo, raclette, roesti, polenta e ossobuco (de origem Italiana), geschnetzeltes, bernerplatte e birchermuesli (de origem Alemã).
- Também quanto ao vestuário os Suíços são conservadores, pelo que o fato será sempre uma opção acertada. Os jeans só deverão ser usados em situações de grande informalidade.
- Não é usual a troca de presentes em ambiente profissional e não devem ser oferecidos objectos pessoais nem tão pouco presentes de elevado valor económico, pelo que doces, flores, vinhos e outras bebidas, coffee-table books e peças decorativas para secretária poderão revelar-se uma boa escolha.
Informação genérica:
- Geograficamente, o território é rodeado só por terra e detém escassos recursos naturais.
- Genebra, Zurique, Basileia e Berna (capital) são as cidades mais importantes.
- A população integra Católicos, Romanos e Protestantes. Coexistem quatro línguas.
- O poder é altamente descentralizado, sendo o país mais próspero e socialmente mais pacífico da Europa. Apresenta um alto índice de produtividade, a taxa de desemprego é muito baixa e os benefícios sociais são generosos. Igualmente detém um rendimento per capita elevado e as diferenças entre classes são muito esbatidas.
- A Suíça é politicamente neutral, um paraíso para investidores financeiros dado o sigilo bancário e a estabilidade monetária. O Governo é constituído por um Conselho Federal e os Cantões têm as suas próprias Constituições, autonomia fiscal, administrativa e até judicial.
- O país é sede de grande parte das Organizações Internacionais. Em 2002 tornou-se membro das Nações Unidas mas é, desde há longos anos, sede da EFTA, WTO, Cruz Vermelha e de muitas outras.
Cristina Fernandes
Deixe um comentário