A linguagem simbólica das flores

A linguagem simbólica das flores

Na celebração de um casamento – momento marcado por uma multiplicidade de rituais e simbologias – as flores detêm uma função muitíssimo importante, quer no bouquet da noiva, quer na decoração dos espaços. A escolha das flores deve resultar de decisão ponderada e baseada em vários fatores: o gosto e a vontade dos noivos, o orçamento disponível, as características dos espaços a decorar, a opção por um cenário mais ou menos minimalista.

As flores são um elemento de inegável beleza. Contudo, e para além do gosto pessoal, a sua seleção deve considerar também a respetiva simbologia que, em grande parte, é profundamente influenciada por fatores geográficos e culturais. As flores acalentam, acompanham, acarinham, embelezam, inspiram, despertam memórias, desejos e sensações… São, portanto, imensamente simbólicas num evento que celebra o amor: por exemplo, as pétalas que cobrem o percurso dos noivos ou as que lhes são atiradas, simbolizam o caminho de afeição e beleza na sua vida futura.

As flores são, além de tudo o mais, elementos que promovem a comunicação e a conexão, expressando aquilo que as palavras não dizem. Assim, vejamos que mensagens simbólicas transmitem as seguintes flores, consideradas como apropriadas num casamento:

  • Amor-perfeito – é uma flor com um nome inspirador, frágil, discreta, bela, que com as suas pétalas aveludadas traduz uma mensagem de “pensa em mim, não me esqueças, o nosso amor não pode ser olvidado”.
  • Camélia – flor de inverno, muito feminina, que existe numa enorme variedade de cores e tons. A camélia transmite beleza e amor, sendo perfeita para expressar a união de dois destinos.
  • Camomila – flor pequena e muito delicada, de aroma suave, que traduz mensagem de coragem, porque luta para nascer e luta para sobreviver.
  • Cravo – flor delicada e modesta, que exala um perfume delicioso. Em branco ou rosa indica afeição e ternura.
  • Dália – associada à dignidade, esta flor nasce numa enorme variedade de cores e tons.
  • Flor de laranjeira – de todas as flores é, por excelência, a que mais se associa ao casamento. Simboliza pureza, afeição, felicidade, bem como os frutos (filhos) que se espera que a união traga.
  • Gardénia – flor nobre, associada a pureza de sentimentos, doçura, sinceridade e transparência.
  • Gerânio – símbolo de ingenuidade e de amizade pura, é uma flor muito apropriada para decoração de centros de mesa.
  • Íris – flor muito utilizada em símbolos heráldicos e em decoração. Associada à transmissão de boas notícias.
  • Jacinto – o azul traduz constância, o lilás um pedido para se ser recordado, o branco beleza.
  • Lírio – revela majestade, feminilidade, associando-se frequentemente à Virgem Maria.
  • Margarida – símbolo de inocência e de ausência de mundanidade, é uma flor muito conotada com jovialidade.
  • Orquídea – flor de inquestionável e refinada beleza, é um símbolo universal de elegância e requinte, causando um enorme impacto. Expressa, também, uma mensagem de amor.
  • Peónia – flor muito nobre e cara, simboliza riqueza, felicidade e boa sorte.
  • Rosa – flor muito bela, com enorme variedade de tipos e cores, tem uma textura e uma fragrância ímpares. Símbolo universal do amor e da afeição. A simbologia altera-se consoante a cor. Branca, amor; rosa, graciosidade; pêssego, modéstia; encarnada, paixão e amor; laranja, fascínio.
  • Túlipa – simboliza beleza e um amor declarado.
  • Violeta – traduz mensagem de humildade e modéstia, mas igualmente remete para o conceito de mulher ideal.
Flores que, pela sua simbologia, são de evitar em casamentos:
  • Crisântemo – flor com múltiplas interpretações, consoante o contexto cultural. Um crisântemo branco no bouquet de uma noiva indica honestidade e pureza de carácter. Contudo, na cultura portuguesa está associad0 à morte e ao arranjo de cemitérios
  • Calêndula – apesar da alegria que as suas cores expressam, está associada à melancolia e ao luto.
  • Flor de cerejeira – de enorme beleza, símbolo universal da primavera, contudo de esplendor breve. Recorda a efemeridade da vida e a preciosidade do tempo que não deve ser desperdiçado.
  • Girassol – remete para o conceito de riqueza, nem sempre genuína/verdadeira.
  • Lavanda – marcada pelo seu magnífico aroma está, contudo, associada a falta de confiança ou deslealdade.
  • Narciso – marca o início de um novo ciclo, é uma flor campestre que traduz simplicidade, porém está associada frequentemente a morte e a arranjo de cemitérios.
  • Rosa amarela – simboliza infidelidade.

As flores mais populares em casamentos são as rosas, as peónias, as túlipas, as gardénias e as orquídeas. A noiva, além do bouquet, por vezes usa também uma grinalda de flores no cabelo, em alguns casos em substituição do véu ou de outro tipo de acessórios. Estas tiaras florais são muito usadas sobretudo no verão e em casamentos marcados por um estilo campestre. Normalmente, são compostas por flores brancas ou muito claras, apenas com um toque de verde. Em alguns casos este adereço de flores substitui o próprio bouquet.

Além das flores usadas pela noiva, e pelo noivo na lapela, utilizam-se flores para decorar a igreja (quando existe uma celebração religiosa) ou o espaço em que ocorre a celebração do casamento (quando não religioso ou quando não em templo). Importantíssimo também são os arranjos florais que decoram as mesas de refeição, que devem obedecer a alguns cuidados: não serem flores causadoras de alergias, nem flores que tenham fragrância intensa (porque interfere com o aroma dos alimentos); especial cuidado deve ser tido em conta na dimensão dos arranjos, sobretudo em altura, para que não interfiram na comunicação visual entre os comensais. Acontece com frequência estes centros de mesa incluírem frutas, velas, luzes (recorde-se que estes dois elementos só em cerimónias noturnas) e outros elementos decorativos em diversos materiais.

Paralelamente à linguagem das flores, é de igual modo relevante a cor das mesmas. São de evitar cores não naturais e cores muito fortes.

Cristina Fernandes

Novembro de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *