Conhecimentos de Protocolo e Etiqueta, para quê?
Defendo, com convicção, que o conhecimento das regras e preceitos de protocolo, etiqueta e comportamento social e profissional é cada vez mais importante, porque:
- Dominar tecnicamente uma determinada área de conhecimento já não é suficiente, na actualidade, para que um profissional obtenha sucesso, dada a complexidade dos mercados, a concorrência feroz e, indicustivelmente, a globalização.
- Deter competências comportamentais e aplicá-las no relacionamento interpessoal tem uma influência directa sobre a atitude e a projecção da imagem pessoal e organizacional.
- Nada é mais revelador do que o comportamento.
- Comportar-se de forma desastrada e assumir condutas desadequadas é um dos factores impeditivos de progressão social e profissional, portanto um luxo ao qual muito poucos se podem dar.
- No relacionamento com clientes e parceiros de negócios estão envolvidos muito mais aspectos do que apenas a qualidade de um produto ou de um serviço.
- O conhecimento de protocolo social e empresarial permitirá, entre múltiplos factores, saber quando e como agir, que tratamento e estatuto atribuir, como se comportar em inúmeras situações, que comportamento adoptar no quotidiano empresarial, que registo de comunicação assumir, como cuidar da comunicação visual, como redigir correspondência comercial e como se relacionar no mundo virtual.
Então, recordo que:
- A primeira impressão se gera em poucos segundos.
- Todos somos julgados, em primeira instância, pela apresentação visual e pelas competências de comunicação.
- O sorriso (franco!) é uma linguagem universal.
- O contacto visual (não invasivo) é fundamental.
- O aperto de mão pode transmitir confiança e credibilidade ou, se praticado de forma incorrecta, exactamente o contrário.
- A linguagem não-verbal emite mensagens poderosas que devem, também, ser geridas.
…porque comunicar é muito mais do que falar. Comunicar é estabelecer uma relação.
Cristina Fernandes
Deixe um comentário