Etiqueta Corporativa: refeições de negócios
Se acha que uma refeição de negócios é, tão só, um momento de lazer, então reconsidere e acautele os seguintes aspectos:
- Após adequada escolha do restaurante, a mesa deve ter sido previamente marcada por quem convida.
- Sendo o anfitrião, chegue antes da hora marcada. Se for o convidado, seja pontual pois é de extraordinária indelicadeza chegar atrasado a uma refeição.
- Cause uma primeira impressão positiva, principalmente se se tratar de um primeiro encontro, estando atento a todos os aspectos relacionados com a presença e o comportamento.
- Apresente-se vestido de forma adequada ao local, à hora do dia e à formalidade do encontro. Uma refeição de negócios é uma reunião, não um encontro informal entre velhos amigos.
- Sente-se ao mesmo tempo que os demais comensais: se for o anfitrião, sugira aos seus convidados que se sentem, indicando-lhes o lugar, gesto da sua responsabilidade. Se for o convidado, aguarde indicações do anfitrião ou siga os demais.
- Mantenha o telemóvel em silêncio e, se em caso de emergência, tiver realmente que o utilizar, retire-se da mesa sem alarido.
- Não pouse em cima da mesa nenhum objecto pessoal (telemóvel, óculos, carteira, chaves…).
- Escolha um prato simples, cujos alimentos não sejam potenciais causadores de situações embaraçantes. Também não é, certamente, o momento ideal para provar gastronomias exóticas (excepto se a ocasião assim o ditar).
- Cumpra as regras de boa educação e etiqueta à mesa, mas sem exageros ou maneirismos.
- Se consumir álcool, faça-o com muita moderação.
- Introduza a conversa de negócios apenas ao longo do primeiro prato. Não é de bom-tom “ir directo ao assunto” no início da refeição.
- Agradeça e, se aplicável, retribua.
Partilhar alimentos foi sempre, ao longo da história da humanidade, e continua a ser, um momento privilegiado de construção de alianças, pelo que o comportamento de anfitrião e convidados é fundamental no sentido de facilitar as relações interpessoais.
Cristina Fernandes
Deixe um comentário