Glossário de (alguns) termos usados em Protocolo
Anfitrião – é o “dono da casa”, que convida, que recebe e acompanha os seus convidados, que faz “as honras da casa”, que despede e que agradece. O anfitrião pode, em determinadas circunstâncias, ceder a presidência do evento.
Apresentação – é o acto, sujeito a regras, de dar a conhecer uma pessoa a outra.
Banquete – é uma refeição, uma celebração gastronómica, oficial ou não, sujeita a estritas regras de organização, também protocolar.
Celebração – evento que comemora feitos ou presta homenagens.
Cenário – é o espaço onde se desenrola o evento.
Cerimonial – consiste no conjunto de formalidades presentes em cerimónias. Baseia-se na legislação nacional e internacional, nos ritos, usos e costumes de cada cultura.
Convidado – aquele a quem é solicitada a presença num evento de qualquer natureza, merecedor das devidas atenções e cortesia.
Direita – o critério da direita é fundamental em Protocolo e representa o lugar de maior deferência. Estabelece-se sempre, quer em relação a pessoas, quer em relação a símbolos, a partir de quem preside.
Educação – é o respeito pelo outro e a correcção no trato.
Etiqueta – consiste no conjunto de regras de comportamento que se devem observar em todas as manifestações externas do ser humano, sobretudo na comunicação interpessoal, regras estas que assentam nos usos e costumes de cada sociedade mas, também, no estilo e na personalidade de cada indivíduo.
Evento – é o desenvolvimento de um programa, gerado a partir de um complexo trabalho de organização. É um acontecimento que se pretende sempre impactante. Feito por pessoas e para pessoas.
Heráldica – ciência que estuda os escudos das armas reconhecidas a pessoas e famílias.
Honras – deferências e reconhecimentos perante uma determinada personalidade.
Imagem – a percepção tida pelos outros, a ideia, o juízo, a valoração (expressa ou omissa).
Livro de Honra – livro onde é inscrito o registo (dedicatória, assinatura, data) de uma personalidade relevante num determinado evento. Deve ser aberto pela pessoa de maior estatuto.
Organização – conjunto de técnicas de coordenação de meios humanos e materiais que concorrem para a preparação e desenvolvimento de qualquer actividade.
Patrocínio – é um instrumento de comunicação segundo o qual o patrocinador comunica e se promove, associando-se a determinada imagem (de marca, de serviço, de um projecto ou evento) em troca de contrapartidas financeiras ou outras.
Precedência – é a ordem sequencial que determina o lugar a ocupar (por uma personalidade ou símbolo), numa dada sequência, de acordo com o respectivo estatuto (ou outro critério designado para o efeito).
Presidência – é a máxima honra para a pessoa que a ocupa, na medida em que determina, entre outros aspectos, o início do evento e o seu encerramento, bem como a direcção do mesmo durante o seu decorrer. Em casos em que a presidência tenha sido cedida, pode a mesma não corresponder ao anfitrião.
Protocolo – um conjunto de regras e de preceitos que regem tanto a organização de eventos (de qualquer dimensão) como, num sentido mais abrangente, as relações interpessoais em âmbito institucional e profissional. Estas regras obedecem não só à legislação como, sobretudo, à cultura de cada país e às tradições de cada povo e Estado.
Urbanidade – é um conjunto de formas de actuação tidas como correctas socialmente.
Vexilologia – ciência que se dedica ao estudo dos símbolos e das bandeiras, bem como da respectiva forma de os colocar e de os ordenar.
Cristina Fernandes
Deixe um comentário